Nos dias de hoje há cada vez mais pessoas a levar a sua refeição na marmita para o trabalho, por motivos económicos, ou simplesmente porque a comidinha feita na nossa casa tem o nosso tempero e sabe melhor. Quando assim é, recorre se sempre ao uso do micro-ondas para reaquecer a comida, mas o que muitas pessoas não sabem é que não se deve fazer isso com todos os alimentos, pois nem todos respondem bem ao reaquecimento, podendo, até,causar dores de estômago, intoxicações alimentares e outros problemas digestivos.
Depois de cozinhados, os alimentos devem ser refrigerados ou congelados num curto espaço ( cerca de 2 horas) de tempo, uma vez que à temperatura ambiente podem desenvolver bactérias, que depois do aquecimento podem causar situações desconfortáveis. Mas vamos lá ver então quais os alimentos que não devemos de todo reaquecer e saber o porquê.
ARROZ
Os esporos do arroz multiplicam se quando este fica á temperatura ambiente, após ser cozinhado e quando aquecidos podem produzir toxinas que provocam os vómitos ou diarreias.
FRANGO
Contém uma quantidade de proteínas maior do que as carnes vermelhas, ao aquecermos este alimento pela segunda vez, as proteínas são decompostas de uma forma diferente e isso pode originar problemas digestivos, além disso o frango também pode conter salmonela tornando se assim um grande problema o seu reaquecimento, uma vez que o calor não chega de igual forma a todas as partes, o melhor é mesmo ir virando a carne de um lado para o outro de modo a que esta aqueça por dentro e por fora.
COGUMELOS
Normalmente os cogumelos devem ser ingeridos assim que confecionados pois estragam se facilmente. As proteínas deste alimento são facilmente destruídas por enzimas e microrganismos causadores de problemas de estômago após serem reaquecidos.
OVOS
Também devido á quantidade elevada de proteína,pode ser tóxica quando aquecida, reaquecer ovos mexidos ou cozidos é algo a evitar, podemos assim prevenir problemas digestivos.
BATATAS
Este alimento é dos mais propícios a desenvolver bactérias depois de cozinhado, a forma como são guardadas depois de serem preparadas é muito importante.Se as batatas forem deixadas arrefecer à temperatura ambiente em vez de serem colocadas no frio, podem desenvolver a dostridium botulinum, uma bactéria propícia à intoxicação e infeção alimentar.
Voltar a aquecer as batatas não destrói a bactéria, portanto muita atenção.
ESPINAFRES,AIPO,BETERRABA
Estes alimentos podem conter elevadas concentrações de nitrato, quando aquecidos pela segunda vez, podem ser convertidos em nitritos e nitrosaminas, alguns dos quais cancerígenos.
O Organismo Europeu aconselha a que se dividam grandes quantidades de comida em pequenas porções, guardadas em caixas com menos de 5 centímetros de profundidade, para facilitar o posterior aquecimento.Estes alimentos devem ser consumidos preferencialmente dentro de 2 dias.
Espero que tenham gostado. Vocês já sabiam que estes alimentos podem ser causadores de desconfortos digestivos e de outras situações menos agradáveis?
não sabia , :o uma coisa que aqueço é o arroz :x , aiaiai
ResponderEliminarobrigada pelo post :* muito importante
Não sabia. Obrigada pela informação :)
ResponderEliminarEu aquecia tudo, não fazia a minima ideia gostei bastante! bjoka
ResponderEliminarO frango?! Não fazia ideia!! Obrigada!
ResponderEliminarTinha conhecimentos de alguns ,muito bom post, obrigado linda.jinhos
ResponderEliminarAlguns já sabia outros não. Obrigada pelo post, beijinhos
ResponderEliminarInteressante.
ResponderEliminarRaramente uso o micro-ondas, mas alguns já sabia outros não. Beijinhos
ResponderEliminar