terça-feira, 14 de março de 2017

A minha cidade - Capela dos Ossos || Évora


Olá meus amores,

O post de hoje vai ser um pouco diferente do habitual,e como o Blog também é generalista achei bastante interessante  falar um pouco sobre os locais lindos e misteriosos que a minha cidade tem,assim ficam  com uma ideia de espaços que podem vir a visitar um dia caso tenham interesse.Acredito que não se vão arrepender, espera vos muita beleza, harmonia,e uma riqueza histórico-cultural impressionante.
A partir de hoje, e sempre que puder, vou falar das maravilhas da minha cidade.

Para quem não anda atento ao Blog, ou até mesmo não me conhece de lado algum, eu vivo em Évora, Património Mundial da UNESCO desde 1986, considerada uma cidade Museu com um Património Arquitetónico e Artístico bastante vasto, desde o Romano ao Neoclássico, passando pelo Gótico e pelas várias expressões do Manuelino, da Renascença e do Barroco. Évora teve origem na época Romana e esconde aquele encanto das cidades antigas.  Só por aqui podem ver a riqueza do seu Património Histórico e Cultural. Mas existe muito mais para descobrirem, em longos passeios que podem fazer a pé, descubram também as lindas esplanadas que compõem a cidade, assim como os restaurantes com uma gastronomia tipicamente Alentejana ( das melhores na minha opinião, modéstia á parte, orgulho me de ser Alentejana), o Artesanato entre muitas outras agradáveis surpresas.



Para primeiro post do género escolhi a famosa Capela dos Ossos, e isto porquê? Porque sempre foi um sítio que desde pequena me transmitiu alguns arrepios e ao mesmo tempo fascínio e curiosidade.








 A Capela dos Ossos, fica situada na Praça 1º de Maio, na Igreja de S. Francisco edificada no século XVII , período Filipino. Esta capela foi construída onde inicialmente era o dormitório de frades, as suas paredes e pilares estão completamente revestidas por ossadas, neste momento calcula se que possam estar lá cerca de 5000 caveiras entre outros ossos provenientes de sepulturas de Igrejas e cemitérios da cidade. Esta iniciativa de fazer uma capela do género foi tomada por 3 frades Franciscanos, uma vez que no século XVI existiam perto de quarenta e dois cemitérios de monásticos, em jeito de solução extraíram as ossadas para construir uma capela. Mas são várias as lendas que existem em torno disto, há quem diga também que que as ossadas são de soldados que morreram em batalha ou foram vitimas da peste, mas seja qual for a versão verdadeira não deixa de ser algo verdadeiramente impressionante e um tanto sinistro.





Logo à entrada da Capela somos confrontados com a seguinte mensagem “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”. algo curioso e ao mesmo tempo arrepiante.
Assim que se entra a luz natural é  escassa,de imediato ficamos rodeados pelas ossadas, parece um filme de terror confesso. Tem oito pilares todos revestidos com ossos ,assim como as suas paredes, as  abóbadas estão pintadas com símbolos que fazem lembrar a Morte. A sua pintura é de estilo renascentista e barroco, a sua decoração para além das ossadas, é de cariz bastante religioso.














Nesta capela podem também encontrar dois esqueletos completos, dantes estavam  pendurados numa das paredes,agora depois das obras enormes que fizeram à Igreja encontram se dentro de uma vitrine,talvez para melhor conservação. Aparentemente  os esqueletos são de um adulto e de uma criança, o paradeiro deles é desconhecido e mais uma vez são várias as lendas em seu redor.
Uma das lendas diz  que são esqueletos de um homem adúltero e do seu filho amaldiçoados pela mulher. Outra história que me contaram quando era ainda criança é que o filho bateu na mãe, e o pai em vez de repreender riu se, como castigo foram amaldiçoados e aqueles restos que se vê junto ás ossadas dizem que é pele. Verdade ou não, macabro é.







Apesar de ser um local bastante Sinistro, é um sitio curioso e interessante de visitar, todos nós temos um pouco aquela curiosidade do desconhecido, do oculto,ver com os nossos olhos, aquilo que no fundo nós não queremos acreditar, por isso não poderia deixar de vos recomendar este local. 

 Bilhete para Adulto custa:4.00€
 Bilhete Jovem até 25 anos custa:3.00€
 Bilhete Sénior maiores de 65 anos custa:3.00€
 Bilhete Família  2 Adultos+ Jovens custa:10€


É um bilhete Único e com ele podem visitar a Capela dos Ossos, o Museu, a Igreja, e a coleção de presépios.


Não tenham Medo, Tenham Coragem!!



                 Gostaram deste género de Post? Já conhecem a Capela dos Ossos?









ma. 

10 comentários:

  1. Uau fiquei bem curiosa. Na escola já tinha ouvido falar desta capela
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uauuu que interessante 😍 gosto imenso destas histórias lendas etc, mas não sei se teria coragem para aí entrar eh eh eh deixa muita curiosidade mas um pouco sinistro loll gostei bastante deste post adorei adorei, muito diferente de todos, nem só produtos de maquilhagem ou beleza, beijinho 😘 💝

    ResponderEliminar
  3. Olá linda, eu já conhecia a Capela dos Ossos bem como conheço outros locais em Évora pois estive aí durante quase dois anos a tirar um curso e então na altura fiquei a conhecer um pouco dessa linda cidade da qual eu gosto muito. É verdade que já foi há muitos anos e agora a cidade deve de estar bastante diferente mas entretanto já lá regressei só em passeio e continuo a gostar muito dela. Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  4. Palavras para ké?
    Fui uma vez visitar a capela dos ossos e realmente mete respeito e causa um certo transtorno, talvez nunca mais ter la voltado... mas gosteiiiii do post kerida

    ResponderEliminar
  5. já há tantos anos que não vou a evora....nunca fui a capela...mas deve ser um local com muitas "alminhas" 5000 caveiras,...

    ResponderEliminar
  6. Também conheço, concordo vale a pena, único!!!

    ResponderEliminar
  7. É super interessante em miúda quando lá fui também me causou arrepios, lembro-me bem dessa frase na entrada. Agora acho que já não me faz tanta confusão, visto que estudei anatomia na faculdade e tínhamos uma ossada verdadeira para manusear. É sem dúvida um sítio diferente e a visitar novamente :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adorei o post, nunca fui a Évora sinceramente, mas fiquei curiosa ahah

    ResponderEliminar
  9. Obrigada por partilhares este post. Nunca estive nesta capela mas os meus pais já e estou muito curiosa embora confesse que terei de ganhar coragem para lá entrar pois é muito diferente das capelas habituais. É forte.

    Obrigada.
    Beijinhos,
    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  10. Ainda não conheço Évora mas de certeza que será um dos locais que irei visitar quando lá for pois fiquei curiosa !

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...