Olá Paixões!!
Já passou algum tempo desde que escrevi o ultimo post neste tópico da Saúde&Bem Estar, foi então que me lembrei de falar um pouco de um "problema" da qual sofro à alguns anos no meu couro cabelo e que atinge alguma parte da população Mundial. A Dermatite Seborreica não escolhe sexo, raça, nem idades, simplesmente aparece silenciosamente e a partir do momento em que as lesões surgem pela primeira vez teremos de lidar com ela para o resto da vida, torna se uma doença crónica que vai e volta ao longo das décadas.
O meu caso não é tão grave como outros tantos que já vi, mas não deixa de ser bastante incomodo, quer pelos seus sintomas, quer pela aparência.
Hoje vou aprofundar um pouco este assunto, caso alguém tenha curiosidade, e até mesmo aceitar algumas dicas que vou deixar para aliviar os seus sintomas que não são nada agradáveis.
O QUE É A DERMATITE SEBORREICA?
A Dermatite Seborreica, também chamada de eczema seborreico, é uma doença da pele bastante comum e de pouca gravidade. Esta forma de dermatite é uma inflamação crónica que surge em áreas da pele que contêm grande número de glândulas sebáceas.
Surgem em forma de erupções cutâneas, com placas vermelhas que dá muita comichão e podem descamar. As lesões surgem habitualmente em áreas com grande produção de oleosidade na pele, como couro cabeludo, face,testa,região peitoral, canal auditivo , costas, testa, sobrancelhas, cílios, atrás da orelha, região da barba e ao redor dos sulcos do nariz e da boca.
A Dermatite Seborreica não é uma doença contagiosa e não é um sinal de má higiene pessoal. Existem fatores de risco que agrava esse quadro, como, por exemplo: stress, champô, fadiga, climas externos, limpeza da pele, uso de loções com álcool e transtornos da derme: como acne, obesidade,entre outros.É curioso o fato de puder ser uma doença hereditária.
CAUSAS E SINTOMAS:
As causas da dermatite seborreica não estão totalmente esclarecidas. Sabe-se que ela não é propriamente uma doença das glândulas sebáceas.
A teoria que mais se aceita atualmente é de que as glândulas sebáceas, e a oleosidade produzida pelas mesmas, desempenham um papel permissivo para a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento de fungos do género Malassezia . O fungo Malassezia alimenta-se de restos de pele morta e tem preferência por áreas com maior produção de sebo. É preciso destacar, no entanto, que ainda não existe evidência direta de que a Malassezia esteja implicada na origem da dermatite seborreica. Este fungo faz parte da flora de germes habituais da pele, podendo ser encontrado facilmente em muitas pessoas.
Os principais sintomas do aparecimento da dermatite seborreica são essencialmente, placas ou crostas avermelhadas designadas por erupções cutâneas, comichão, descamação do couro cabeludo.
Este é o meu exemplo - é na zona da testa e na parte frontal do couro cabeludo que o grau de incidência é maior e mais desconfortável. Para além de ser num local bem visível e me causa alguma vergonha, é bastante incomodo pela comichão que dá. Também tenho este problema na zona das sobrancelhas e orelhas.
Nesta fotografia, já estava muito melhor, dai não sei se é um bom exemplo, mas conseguem ver aquela mancha avermelhada? Foi onde me nasceu uma crosta que cocei bastante formando assim uma ferida.
QUAL O TRATAMENTO ACONSELHÁVEL?
Não existe uma cura para o tratamento da Dermatite Seborreica, no entanto pode ser controlada, em casos como o meu, que é mais leve pode se usar champôs que ajudam a controlar e a aliviar os sintomas desagradáveis.
Se as lesões forem muito graves deve se consultar urgentemente um dermatologista.O uso de loções ou châmpos especiais com corticoides pode ser preciso para o controle das lesões.
Nas lesões na face ou tronco, cremes com corticoides e antifúngicos costumam ser eficientes. Outras opções incluem cremes ou pomadas.
COMO A CONTROLO:
Pessoalmente uso um Champô que gosto muito, e até hoje é aquele que tem sido o meu melhor amigo, quando estou nestas alturas piores, acreditem que já experimentei bastantes, mas nenhum se compara a este para me ajudar a controlar a comichão e os picores. Quando lavo o cabelo, coloco o champô e faço uma ligeira massagem no couro cabeludo e enquanto lavo o corpo deixo o ficar durante uns 5 minutos a atuar, depois enxaguo naturalmente.
Durante o Verão aproveito para eliminar a Dermatite Seborreica, mergulhando a cabeça no mar. A água salgada e o efeito do sol no couro cabeludo diminuem os sintomas e a coceira.
Quando tenho tudo equilibrado e normalizado, volto a usar outros champôs que gosto.
Durante o Verão aproveito para eliminar a Dermatite Seborreica, mergulhando a cabeça no mar. A água salgada e o efeito do sol no couro cabeludo diminuem os sintomas e a coceira.
Quando tenho tudo equilibrado e normalizado, volto a usar outros champôs que gosto.
Podem encontrar este champô nas farmácias ou parafarmácias.
Existem também algumas receitas caseiras que se pode fazer em casa , vou partilhar convosco algumas :
- Azeite de oliva e óleo de amêndoas: misture um colher ou duas de cada um dos azeites e massagear bem o couro cabeludo, principalmente em época que coçam bastante.
- Alecrim: ferva um punhado de alecrim bem picado junto com três saquinhos de chá de camomila (ou o seu equivalente em ervas). Deixe esfriar e filtre. Logo usar como enxague de cabelo depois de tomar banho.
- Limão: corte um limão na metade e esfregue em todo o couro cabeludo. Deixe atuar por dez minutos e logo enxague com água morna.
- Óleo de hortelã: acrescente duas gotas de óleo de hortelã em uma xícara de água morna. Use esta mistura para massagear o couro cabeludo afetado por este problema. Deixe que atue por alguns minutos e logo lave com água.
- Vinagre de maçã: mistura em um recipiente quatro partes de água morna e uma parte de vinagre. Use para massagear o couro cabeludo quando tiver coceira. Além disso, te serve para dar mais brilho ao cabelo.
- Bicarbonato de sódio: faça uma pasta com água e bicarbonato. Acrescente umas gotas de azeite de oliva, massagear o couro cabeludo e deixe atuar por meia hora. Enxague com água morna a quente.
- Folha de louro: Faça fricções com um punhado de folha de louro triturado com água, sobre o couro cabeludo antes de dormir e pela manhã ao se levantar. Senão você também pode ferver a mesma quantidade de ambos ingredientes durante alguns minutos, deixar esfriar, coar e usar para massagear a cabeça depois de tomar banho.
- Tomilho: ferva duas xícaras de água com quanto colheres de tomilho seco por dez minutos. Coa a mistura e deixe esfriar um pouco. Acrescente ao champô que você usa frequentemente. Massageie suavemente o cabelo e a pele. Se for possível não enxague.
- Argila: uma máscara de argila verde serve para tratar muitos problemas de pele não só a dermatite seborreica (é aconselhável para acne, pele oleosa, pontos pretos e espinhas). Aplique uma ou duas vezes por semana, formando uma pasta com água. Absorverá a oleosidade excessiva, as células mortas e as impurezas.
Estas receitas foram retiradas da Internet, ainda nunca usei nenhuma, mas estou com vontade de experimentar algumas. Vocês já fizeram alguma?
Espero ter sido útil e que tenham gostado do Post
Sofro do mesmo e também tenho vergonha, tal como tu.
ResponderEliminarUso o mesmo shampôo porque também foi o melhor que encontrei até hoje. E é como dizes, no verão, a água salgada ajuda imenso pelo que deixo este shampôo de lado e uso outro adequado ao meu cabelo.
Obrigada por partilhares isto!
Um beijinho,
Baú da Vaidade
Que Produtos Usar Para Quem Está a Começar Com Maquilhagem?
História em Pedacinhos | Chiado Editora
Gostei do post e das dicas para este problema pois a minha filha também tem no couro cabeludo e quando coça fica exatamente assim como tu com essas manchas vermelhas e ás vezes de tanto coçar até faz ferida. Ela usa um champô também muito bom receitado pela nossa médica de família e uma loção para depois do champô. Beijinhos <3
ResponderEliminarObrigada pelas dicas, muito úteis . Beijinhos <3
ResponderEliminarOlá, Mafalda!
ResponderEliminarO meu filho desde tenra idade que apresenta um couro cabeludo muito reactivo e sensível. Já efectuei variadíssimos tratamentos e nada resulta, passado um tempo volta ao mesmo ...
Obrigada pelas dicas querida.
Beijinhos
Agora juntando as coisas parece.me ke tenho isso pois os sintomas sao assim e fica ferida de eu coçar... so nao tinha feito caso disto... gosteiiii imenso do post e alertou.me obrigada kerida.
ResponderEliminarSempre bom saber.
ResponderEliminarGraças a Deus não sofro de tal ams é sempre bom saber e os produtos da Vichy são maravilhosos!
ResponderEliminarObrigada pela alerta e conselhos.
Beijinhos,
Sónia Carvalho
Será que meu filho tem tbm nele está saindo tipo caspas mas ele disse que não coça mas tá se espalhando
ResponderEliminar