Entre muitas coisas, na época festiva que passou ( Natal) lembrei me dos meus tempos de infância ,
como as coisas mudaram tanto em tão pouco tempo. Dai querer abordar um pouco este tema aqui no Blog.
Não é preciso recuar muito no tempo para se perceber do que estou a falar. Há uns meros 20 anos atrás as crianças costumavam passar os seus tempos livres a brincar na rua,a andar de bicicleta, a jogar jogos e a construir casas nas árvores. Livres para imaginar, inventar jogos e interagir com a Natureza. Os momentos em família eram passados a fazer tarefas e as crianças tinham ''objetivos''a cumprir diariamente.
A realidade hoje é outra. A insegurança que existe nas ruas,a ausência dos pais em casa devido á necessidade de trabalhar para sustentarem o seu lar,e muitos outros fatores contribuem para que a infância das crianças se restrinja bastante ao uso de objetos eletrónicos como a televisão, consolas,computador, tablet etc..Os amiguinhos daquelas aventuras da infância foram substituídos pelas tecnologias.
É indiscutível que o uso das tecnologias trás inúmeras vantagens a vários níveis.
Nas crianças em concreto está provado que os jogos virtuais e outras aplicações do género melhoram as suas capacidades visual-espaciais,de concentração,o seu tempo de reação, a sua capacidade de captar detalhes por entre a desordem, etc...Por exemplo , para uma criança de 4 anos torna se mais cativante aprender através de um jogo interativo, com músicas outros elementos divertidos.
Para os mais velhos existem jogos como o ''Minecraft'' que lhes permite ''trabalhar'' em conjunto para resolver desafios e expressar a sua criatividade.
Aprender com o recurso a aplicações informáticas é cada vez mais usual, até nós adultos já criamos essa dependência.
Mas este excesso de uso da tecnologias também tem as suas consequências , apesar de toda a sua importância são elas:
- Problemas de obesidade: O uso excessivo dos aparelhos eletrónicos torna as crianças sedentárias,e está diretamente relacionado com o grande aumento da obesidade. Por sua vez crianças obesas podem desenvolver diabetes, e indivíduos obesos correm mais o risco de sofrer acidente vascular cerebral e ataque cardíaco precoce.
- Problemas de interação social: Crianças que abusam das novas tecnologias terão mais dificuldades nas relações sociais, uma vez que passam a maior parte do seu tempo com aparelhos tecnológicos e não com pessoas.É essencial para o seu equilíbrio e desenvolvimento o contacto com pessoas.
- Problemas Visuais: Os especialistas advertem para o uso excessivo dos aparelhos, problemas de Miopia,por exemplo,pode estar diretamente relacionado com o uso destes aparelhos, sendo que o risco é mais elevado com o uso de computadores, telemóveis , tablets, quanto mais perto estiver a imagem,maior é o esforço visual, pior é para a visão.
-Problemas Relacionados Com o Sono: Muitas crianças deixam de dormir para jogar, navegar,conversar através dos aparelhos, isto tem um impacte a vários níveis , problemas de crescimento, diminuição do desempenho escolar etc.
- Problemas Emocionais : As crianças tendem em imitar os comportamentos dos adultos e das suas personagens preferidas, a exposição a jogos e filmes agressivos podem causar problemas de agressividade.Apresentam grandes graus de ansiedade,depressão, porque não aprendem a controlar as suas emoções, algo que se aprende essencialmente na interação social.
- Problemas Auditivos : Este problema verifica se mais nas crianças maiores que usam os fones nos ouvidos e em tom alto.
- Emissão de Radiação : Em Maio de 2011, a Organização Mundial de Saúde classificou os telemóveis e outros dispositivos sem fios como um risco categoria 2B ( possivelmente cancerígeno)
devido à emissão de radiação.Algo em ter em conta, uma vez que. o cérebro e o sistema imunológico das crianças ainda em desenvolvimento, estão mais sensíveis que os adultos.
-Doenças Mentais: O uso excessivo das tecnologias é apontado como uma das principais causas das taxas crescentes da depressão infantil, ansiedade, deficit de atenção,transtorno bipolar, psicose e comportamento infantil problemático, entre outras doenças.
Já se percebeu agora que demasiada exposição aos aparelhos tecnológicos pode trazer algumas consequências menos boas ás nossas crianças,então somos nós adultos que temos responsabilidades sobre eles que devemos controlar e promover o seu uso de uma forma responsável, pois também vimos que existem alguns aspetos positivos no seu uso, nomeadamente do seu desenvolvimento intelectual e criativo. Vamos ter que ser nós os primeiros a dar o exemplo, a educar e a encaminhar.
Vamos ser responsáveis pelas nossas crianças?
Espero que tenham gostado, dei a minha opinião e fiz alguma pesquisa sobre o assunto.
Excelente post! Tema muito pertinente e atual! Sem dúvida que temos que ser nós a dar os exemplos às gerações futuras. Tudo isto faz mesmo pensar! Beijinhos
ResponderEliminarGostei muito. Eu já tenho pensado bastante neste tema.
ResponderEliminarGostei de ler e, como mãe, este assunto diz-me muito. Tem de haver equilíbrio e bom senso.
ResponderEliminarPost muito bom. Boa reflexão. Infelizmente a maioria dos pais facilita, "é só hoje", "é só um bocadinho"... e não pensam que aquela criança, será um adulto, e o tempo passa tão rápido...
ResponderEliminarNo meu tempo tínhamos uma infância feliz , brincávamos na rua uns com os outros. Agora infelizmente a tendência dos jovem são as novas tecnologias, não brincam , passam horas a jogar jogar jogos de consolas ou agarrados a telemóveis.
ResponderEliminarTema muito útil e interessante.
ResponderEliminarSou vigilante chego a ser chata mas sei que estou certa grande materia.
ResponderEliminar